O que é Pycnogenol?
Pycnogenol é um nome patenteado para extrato de Pinus pinaster, o qual é extraído da casca de uma planta de origem francesa chamada pinheiro marítimo. O pycnogenol contém vários antioxidantes (polifenóis, ácidos fenólicos, catequinas, proantocianidinas e as taxifolinas) na sua composição, o que faz com que diversos pesquisadores estudem os benefícios da sua suplementação.
Quais são os benefícios com a suplementação de Pycnogenol?
Já existem alguns estudos bem conduzidos quando o assunto é Pycnogenol e saúde da pele. Em estudo feito com mulheres chinesas que trabalhavam ao ar livre, sob condições de variação constante de temperatura e poluição ambiental, foi realizada a suplementação com 100 mg/dia de Pycnogenol, por 12 semanas. Elas tiveram uma melhora da elasticidade da sua pele, a suplementação impediu o escurecimento da pele e a perda de água por ela, ou seja, sua desidratação.
Além disso, os efeitos antioxidantes do Pycnogenol são cada vez mais discutidos. Ou seja, esta função de eliminar o excesso de radicais livres do corpo, que são substâncias toxicas para as células e para o DNA. Assim, em crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) a suplementação com Pycnogenol diminuiu os danos oxidativos no material genético, aumentou os níveis de antioxidantes no corpo e melhorou o nível de atenção delas. Já em pessoas com doença de Parkinson (DP), a associação entre o tratamento medicamentoso padrão com 150 mg/dia de Pycnogenol por 8 semanas, promoveu redução do estresse oxidativo plasmático, o qual está muito associado à piora do quadro da doença; e os sintomas como de tremor, memória comprometida, rigidez do corpo, comprometimento da fala e movimentos lentos do corpo foram menores no grupo suplementado quando comparado ao grupo que só recebeu tratamento padrão para DP.
Já em outros estudos, a orientação é ter cautela na interpretação dos resultados. Como exemplo, em um trabalho observacional feito com mulheres que apresentavam endometriose severa e que estavam em tratamento pra controle dos sintomas, associaram o tratamento medicamentoso com 100 mg/dia de extrato seco de Pinus pinaster, durante 6 meses. A suplementação potencializou os efeitos do tratamento padrão no alívio das dores provocadas pela endometriose. Entretanto, deve-se notar que durante este estudo nenhum outro fator foi investigado na rotina das envolvidas, como por exemplo, se as mesmas praticaram exercícios físicos durante a intervenção, fator que pode ajudar no controle de dores relacionadas à endometriose.
Pycnogenol: a que conclusão podemos chegar?
O Pycnogenol é um extrato com ação anti-inflamatória e antioxidante, e que por isso é promissor para várias áreas de estudo do corpo. No entanto, é necessário ter cuidado com as informações que prometem uma melhora milagrosa com a suplementação dele, visto que sempre é necessário mais estudos científicos, cada vez melhor conduzidos, para entender no que mais ele pode contribuir com a saúde.
Referências utilizadas:
Zhao H, Wu J, Wang N, Grether-Beck S, Krutmann J, Wei L. Oral Pycnogenol® Intake Benefits the Skin in Urban Chinese Outdoor Workers: A Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind, and Crossover Intervention Study. Skin Pharmacol Physiol. 2021;34(3):135-145.
Chovanová Z, Muchová J, Sivonová M, Dvoráková M, Zitnanová I, Waczulíková I, Trebatická J, Skodácek I, Duracková Z. Effect of polyphenolic extract, Pycnogenol, on the level of 8-oxoguanine in children suffering from attention deficit/hyperactivity disorder. Free Radic Res. 2006 Sep;40(9):1003-10.
Belcaro G, Cesarone MR, Hu S, Hosoi M, Ledda A, Feragalli B, Saggino A, Cotellese R. Pycnogenol® supplementation alleviates symptoms of Parkinson’s disease with mild cognitive impairment. J Neurosurg Sci. 2022 Aug;66(4):371-377.
Maia H Jr, Haddad C, Casoy J. Combining oral contraceptives with a natural nuclear factor-kappa B inhibitor for the treatment of endometriosis-related pain. Int J Womens Health. 2013 Dec 21;6:35-9.
Autora
Luana Bernardi, Nutricionista e Doutora em Tecnologia e Saúde.
“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.