A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, tem alta afinidade por meios de gordura. O termo original vitamina “K” vem do K da palavra germânica Koagulation, significando a capacidade de coagular o sangue ou prevenir hemorragias. Os tipos de vitamina K mais comumente conhecidos são vitamina K1, Vitamina K2 menaquinona-4 (MK-4), Vitamina K2 menaquinona-7 (MK-7) e Vitamina K3 (menadiona). No entanto, a vitamina K2 MK-7 é a mais utilizada em suplementos, uma vez que tem uma meia vida mais longa, passando até 3 dias no sangue circulando e exercendo a sua ação.
Sobre os benefícios para a saúde da vitamina K2 MK-7, ela atua no transporte de cálcio, ingerido por meio da alimentação e absorvido no intestino, até os ossos, bem como na fixação deste mineral no tecido ósseo. Por isso, ela contribui com a melhor densidade mineral óssea. Seu consumo adequado e sua suplementação pode melhorar a qualidade dos ossos e diminuir fraturas ósseas. Os estudos indicam que mulheres que estão na fase de pós-menopausa e que apresentam osteoporose, quando suplementam vitamina K2 MK-7 como parte do tratamento para essa doença, apresentam uma melhora na densidade mineral óssea na região lombar, do antebraço e vertebral, além de prevenir fraturas na região do quadril. Além da região dos ossos, seus benefícios se estendem para a saúde cardiovascular. A vitamina K2 evita a precipitação do cálcio nos vasos sanguíneos, evitando o processo de calcificação vascular. Assim, estudos indicam que o maior consumo de vitamina K2 protege contra doenças coronarianas a longo prazo. Por isso, vale a pena destacar algumas fontes alimentares da vitamina, como gema de ovo, fígado de galinha, peito de frango, carne moída, chucrute e kefir (leite fermentado).
Para se obter os benefícios da vitamina K2 no organismo, sua suplementação pode ser associada à vitamina D3, magnésio e cálcio, visto que estes nutrientes apresentam grande sinergia quando o assunto é mineralização óssea. Já existem estudos destacando que a combinação, principalmente com vitamina D e com o cálcio, melhora a densidade mineral óssea e diminui os níveis de uma proteína no sangue chamada de osteocalcina descarboxilada, que é considerada um fator de risco pra fraturas nos ossos. O ideal é suplementar uma dose diária de 90 a 120 mcg de vitamina K2-MK7 em cápsulas oleosas junto à refeição de café da manhã, almoço ou jantar.
Referências utilizadas:
Schwalfenberg GK. Vitamins K1 and K2: The Emerging Group of Vitamins Required for Human Health. J Nutr Metab. 2017;2017:6254836.
Gast GC, de Roos NM, Sluijs I, Bots ML, Beulens JW, Geleijnse JM, Witteman JC, Grobbee DE, Peeters PH, van der Schouw YT. A high menaquinone intake reduces the incidence of coronary heart disease. Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2009 Sep;19(7):504-10.
Kuang X, Liu C, Guo X, Li K, Deng Q, Li D. The combination effect of vitamin K and vitamin D on human bone quality: a meta-analysis of randomized controlled trials. Food Funct. 2020 Apr 30;11(4):3280-3297.
Je SH, Joo NS, Choi BH, Kim KM, Kim BT, Park SB, Cho DY, Kim KN, Lee DJ. Vitamin K supplement along with vitamin D and calcium reduced serum concentration of undercarboxylated osteocalcin while increasing bone mineral density in Korean postmenopausal women over sixty-years-old. J Korean Med Sci. 2011 Aug;26(8):1093-8.
Autora
Luana Bernardi, Nutricionista e Doutora em Tecnologia e Saúde.
“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.