Saúde Digestiva: por que ela é importante?
Toda a nossa saúde física e neurológica começa no trato digestivo. É importante mantermos nossa boca, esôfago, estômago e intestinos saudáveis, visto que muitos problemas que acometem as pessoas estão relacionados a estas regiões do corpo, como: gastrite, refluxo ácido, infecção por H. pylori, hérnias, disgafia, má digestão que se dá por vários sintomas de desconforto como estufamento, dor abdominal, gases e cólicas, inflamação intestinal, síndrome do intestino irritável e até cânceres.
Quais são os principais suplementos para a saúde digestiva?
Se você quer garantir uma saúde digestiva adequada, acompanhe abaixo os 5 suplementos mais indicados:
1) O primeiro deles é o gel de aloe vera. Ele tem compostos com ação anti-inflamatória, antioxidante, é estimulante do sistema imunológico, é anticancerígeno e antimicrobiano, antidiabética, ajuda na cicatrização de feridas, tem um efeito calmante pra mucosa gástrica e pode estimular a produção de muco protetor no estômago. Para você que tem gastrite crônica e problemas com azia, úlceras no estômago, infecção por H. Pylori e refluxo ácido, o gel de aloe vera pode te ajudar.
2) O segundo suplemento é o cloridrato de betaína. Este aminoácido vai ajudar o seu estômago a digerir melhor as proteínas das refeições. Então, se você sente azia, refluxo, dor no estômago após comer, muitos arrotos, gases mais fétidos, sensação de mal-estar após um churrasco ou outra refeição que contenha muita proteína, mas quando você ingere água com limao ou alimentos mais ácidos, como vinagre de maçã e abacaxi, você se sente bem, pode ser que você sofra de um problema chamado de hipocloridria, que dificulta a digestão de proteínas e acaba provocando todas estas sensações desagradáveis. Então, nesses casos, é recomendado suplementar cloridrato de betaína junto com a refeição proteica.
3) O terceiro é a beta-glucana, uma fibra que pode ser suplementada, mas que é encontrada na aveia, especialmente no farelo de aveia. Ela é muito importante tanto para a saúde do estômago quanto do intestino. No intestino ela vai melhorar o seu funcionamento, “alimentar” as bactérias boas que existem lá, evitando a inflamação intestinal e a disbiose. No estômago, ela vai ser muito importante para o controle da gastrite, ulceras estomacais, refluxo e azia. Quando ela chega no estômago, absorve água, formando um gel super viscoso, criando uma espécie da camada de muco, que vai proteger este órgão contra irritação, aliviando dor e inflamação dentro dele.
4) O quarto suplemento é o ômega 3. Ele vai ser excelente tanto para o estômago, quanto para o intestino. Ele ajuda a desinflamar a parede que reveste o trato digestivo. Quanto mais desinflamado está o trato digestivo menos inchaço abdominal, intolerâncias e alergias alimentares haverão. Além disso, ele melhora a composição da flora intestinal. Pessoas que tem disbiose no intestino tem maiores chances de desenvolver uma infecção bacteriana.
5) O quinto suplemento é a curcumina. A curcumina é um composto que se encontra dentro do açafrão. O que se sabe é que ela melhora a saúde do intestino, principalmente para quem tem síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias do intestino, e a suplementação com 500 mg por dia de curcumina já mostrou ser eficaz para ajudar a diminuir problemas como os de indigestão, refluxo, diarreia e dor abdominal.
Autora
Luana Bernardi, Nutricionista e Doutora em Tecnologia e Saúde.
“As informações fornecidas neste site não substituem a consulta profissional com um médico ou nutricionista. Um acompanhamento com profissional da saúde sempre deve estar a frente para prescrever qualquer plano de tratamento. Utilize as informações contidas aqui como forma de conhecimento geral”.